O que acontece com o corpo e a mente depois que o bebê nasce.
- Poliana Peres
- 9 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Depois que o bebê nasce o seio pode aumentar um pouco mais.
Nos primeiros 3 dias o que sai é o colostro...e por volta do 4 dia o leite desce, as mamas ficam bem inchadas e mamilos sensíveis...é muito importante que a pega do bebê esteja correta, para que ele consiga mamar, não machuque a mãe e estimule o seio a produzir leite. Às vezes no começo a produção é maior que a demanda e você pode ter mastite...é uma inflamação que precisa de acompanhamento médico urgente.
Se sentir frio, calafrios, dores e febre consulte seu médico, em alguns casos precisa tomar antibióticos, mas se o tratamento for rápido outras medidas mais leves podem ser feitas.
A barriga não diminui muito com a saída do bebê, o útero levará cerca de 6 meses até se contrair. Mas devido ao estiramento da parede abdominal, quanto assoalho pélvico a protuberância pode permanecer.
Na consulta pós parto veja com seu médico s você não teve a diástase, que é uma separação dos músculos abdominais.
E você pode sentir o bebê se mexer, são os órgãos voltando para dentro.
Os cabelos irão cair...não seu assuste! Eles logo voltam a nascer e você fica com um monte de cabelo curtinho na testa!
Menstruação
Se você amamentar ela pode demorar a voltar...e o tempo varia muito. A minha demorou 9 meses!
Pés
Você pode ter que comprar sapatos novos, acontece que com o peso da gestação o arco do pé se acomoda e isso poderia aumentar o número do seu sapato. Lembra da relaxina? Ela pode deixar os ligamentos frouxos e o arco do pé se achatar um pouco.
Assim que o bebê nasce, nasce a placenta...é um momento delicado, quanto mais naturalmente a placenta nascer melhor, pois uma retirada brusca aumenta o risco de hemorragia umas das principais causas de morte entre gestantes, sendo a primeira hipertensão...lembrem da suplementação de cálcio a partir das 12 semanas!
Uma mulher recém chegada do hospital...vê tudo diferente...parece estar em câmera lenta...a vagina por onde nasceu o bebê dói um pouco, mesmo de parto natural, ou o corte da episiotomia ou da cesárea...sangramos bastante.
O corpo pode ainda estar dolorido do trabalho de parto, os ombros podem estar tensos das inúmeras tentativas da amamentação...quando for amamentar lembrem-se de relaxar os ombros...
Os pés podem estar inchados, o bebê pode chorar mais do que esperávamos e dormir menos que que sonhávamos...
O sono é curto...
Um recém-nascido, mama em torno de 1 hora cada seio...entre o intervalo entre um seio e outro você troca, limpa...se vazou troca a roupa...põem para arrotar por 20 min e depois repete o processo no outro seio...cada mamada dura mais ou menos 3 horas. Só que amamentar desgasta muito!
Você precisa beber água! Muita!
Trocar o absorvente...agora imagine "só "fazer isso e cuidar da casa, marido, cachorro...alguém não será cuidada!
É uma mudança drástica! Mas inevitável!
A mudança hormonal é muito brusca...você como mulher está desempenhando um novo papel, pode se sentir insegura, com sentimentos ambivalentes...querer chorar sem saber porque.
E eu te digo que tudo isso é normal! E até esperado! Acolha cada sentimento! E seja gentil com você mesma!




Comentários