Os três pilares do puerpério: soluções
- Poliana Peres
- 19 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
No post anterior falei sobre a exaustão pós-natal e gostaria de trazer algumas soluções! Ufaaa!
Comecemos pelo pilar fisiológico:
A privação de sono e o cansaço faz com que às vezes, pareça que perdemos a cabeça. Respirar conscientemente ajuda a levar mais oxigênio ao cérebro e a nos manter mais presentes, no agora, gerando uma sensação de tranquilidade.
A atenção plena ajuda nesse processo. O cérebro produz toxinas, que são limpadas quando dormimos, se não dormimos elas se acumulam...ao focar a atenção, conseguimos dar uma limpadinha, oxigenar o cérebro e pensar melhor.
A yoga ajuda a regular os hormônios, diminuir a quantidade de cortisol, associado ao estresse crônico, e limpa a mente de pensamentos nocivos, que muitas vezes temos, que minam nossa autoestima.
Durante os asanas(posturas do yoga) os órgãos são massageados, inclusive o glandular que mantém o equilíbrio hormonal.
A prática de Yoga na gestação e depois dela (passado o período de quarentena) é incrível, pois além de preparar o corpo prepara a mente para o parto!
E quanto a nutrição? No meu Instagram, postei a receita de uma sopa que
minha doula me passou, uma receita milenar da cultura tradicional chinesa, que é incrível!
Você pode fazer e tomar 1x ao dia nas últimas semanas de gestação...e depois de parir pode tomar por 21 dias, entre as refeições (3x ao dia) é maravilhosa!
Para casos de exaustão pós-natal uma dieta de 20 a 25% de proteína, 50 a 60% de gorduras e 20 a 30% em carboidratos daria um gás para quem está exausta.
Para o pilar psicológico fazer terapia seria algo maravilhoso, mas nem todos podemos pagar...mas tenho uma questionário de triagem...que ajudaria a identificar riscos de desenvolver a depressão.
Pilar soxial

Conhecimento sobre o que acontece no puerpério nos ajuda a nos sentirmos pertencentes e ajuda a lidar com a angústia e ansiedade. Grupos de mães são bem importantes para aumentar essa rede de apoio.
Eu participava de um, que até hoje somos amigas!
E algo que não fiz...Massagem!
Fiz uma pesquisa com puérpéras e o que ganhou disparado foi massagem.
Poupança da massagem:
E se você guardar todo mês uma quantia “X” para você gastar somente com massagens no puerpério? Não seria nada ruim hein? Uma amiga fez massagem 1x por semana no pós parto e disse ter sido maravilhoso.
E quanto ao suporte social?
Antes do bebê nascer converse com o marido para dividir as tarefas de casa, sim! Ele quem fará, a responsabilidade será dele!
Chame rede de apoio: mãe, sogra, amiga, amigo para ajudar em casa!
Já pensou até em fazer uma escala de amigas, para que venham e te dêem apoio, seja conversando ou fazendo uma jantinha?
Com a pandemia isso fica mais difícil...mas se programe para organizar antes do parto, pq depois acabará não fazendo.
Se rodeie de pessoas que te façam
se sentir bem!
Nós adoecemos no laço social, e nos curamos no laço social, pois somos seres sociais que precisam um dos outros para enfrentar desafios. E a maternidade é um grande desafio. Vera Iaconelli
Tenho um produto maravilhoso e acessível para seu pós-parto!
Já deixarei o link aqui! https://sun.eduzz.com/6z53jcab
Polibeijos
Comentários